Pular para o conteúdo principal

Alimentos que amenizam os sintomas da TPM e menopausa



Conheça os alimentos que amenizam os sintomas da TPM e da menopausa
Resultado de imagem para tpm choro


Nutricionista explica como a alimentação pode agravar sintomas ou atenuá-los


Os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e da menopausa afetam grande parte das mulheres. Mas, o que muitas não sabem, é que, antes de recorrer a medicamentos, uma alimentação correta e balanceada pode ser uma excelente alternativa.

A TPM se caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais que se manifestam um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Dentre os sintomas estão irritabilidade, choro excessivo, ansiedade, inchaço e dor de cabeça. Já a Menopausa é uma fase da vida da mulher na qual a última menstruação ocorre e os ciclos menstruais e ovulatórios são encerrados. TPM: exercício físico e alimentação adequada amenizam os sintomas

Durante essas duas fases, o corpo feminino passa por diversas transformações. Como efeitos de tais mudanças, é comum surgirem dores e alterações no humor e comportamento, além de variações hormonais. Segundo o nutrólogo Cristiano Merheb, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, se incluirmos, porém, alguns alimentos-chaves na alimentação diária, conseguiremos amenizar ou até eliminar os desconfortos desses períodos. Confira então, os itens que devem fazer parte do cardápio de cada faixa etária. 
 
Sintomas da TPM

- dores de cabeça e cansaço;
- retenção de líquidos;
- irritabilidade sem ter algum motivo;
- desejo por doces;
- dores nas pernas e nos seios;
- aumento dos seios
- desconforto abdominal;
- ansiedade e impaciência
- fadiga;
- variação de humor de um dia para o outro;
- sensibilidade
- depressão;
- palpitações
- tonturas;
- pele propensa a acnes.
 
A MENOPAUSA


O início da menopausa só é considerado após um ano do último fluxo menstrual, explica a nutricionista Cátia Medeiros. Os sintomas mais comuns são diminuição da libido, depressão, insônia, aumento de peso e suores noturnos. Assim como auxiliam na redução dos sintomas, os alimentos também têm o poder de piorá-los. "A dica é evitar o excesso de carne gordurosa, embutidos, sal e açúcar e procurar ingerir bastante líquido", diz a nutricionista. Cátia esclarece ainda que as melhores vitaminas e substâncias indicadas para passar por esses períodos são vitaminas B6, C e E, ácido fólico, magnésio, cromo, zinco e ômega 3. "Elas têm a função de organizar os hormônios e são encontradas em alimentos integrais, frutas secas, peixes, castanhas, bananas, azeite de oliva e óleos de canola e linhaça". Para a TPM os nutrientes e alimentos mais recomendados são:
20 aos 35:  Aveia, granola, arroz integral, pães e biscoitos integrais, frutas, verduras e legumes.

36 aos 50: Carnes brancas e vermelhas de cortes magros, ovos, peixes, aves sem pele e queijos brancos. Além de carboidratos bons como grãos integrais, frutas, legumes e verdura.

Acima de 50: Soja e seus derivados (tofu, por exemplo) e semente ou óleo de linhaça.

http://dietaja.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/05/tpm-e-menopausas.jpg
Vitamina B6 – Contra enjoo, cefaleia e irritabilidade. Pode  melhorar o padrão de sono e humor. Boas fontes: arroz integral, gérmen de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum, fígado de boi, feijão, lentilha, cenoura, leite.

Vitamina E – Evita cefaleia, dores nas mamas e cólicas. Boas fontes: cereais integrais, noz, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião.
Cálcio – Alivia cólica e nervosismo. Boas fontes: leite e derivados, vegetais e folhas verde escuro, como couve e brócolis.
Ácidos graxos – Reduz irritabilidade e dores nas mamas. Boas fontes são os óleo de peixe marinho ( salmão e atum) e frutos do mar (ricos em ômega 6 e ômega 3).
Todas essas substâncias diminuem a vontade de comer por causa da quantidade de serotonina que oferece maior controle da sensação de ansiedade.

A respeito da menopausa, a dica de Cláudia é limitar o consumo de alimentos industrializados e manter uma dieta rica em verduras e em gorduras saudáveis como a do salmão, do abacate e do azeite de oliva e praticar atividades físicas.

Ômega 3 – Ação anti-inflamatória, redução das cólicas e da retenção hídrica, e melhora do humor. Boas fontes: salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, óleo de peixe.

Alimentos fontes de triptofano – Alguns pesquisadores têm demonstrado que baixos valores de serotonina total e a depleção de triptofano aumentam os sintomas da TPM. Boas fontes: carnes magras, peixes, leite e derivados, nozes e leguminosas como feijão e lentilha. Cromo – Maior liberação das endorfinas, relaxamento e maior controle da compulsão alimentar. Boas fontes: levedo de cerveja e alimentos integrais ameniza a compulsão por doces

Chocolate amargo – Mais de 50% cacau e prática de atividade física. Cálcio – Melhora o humor, reduz as cólicas e a retenção de líquidos. Boas fontes: leite e derivados e folhosos verde escuros 

Para ajudar às mulheres que passam por estes períodos, a nutricionista dá uma dica:



Suco de frutas vermelhas

Ingredientes

100g de frutas vermelhas misturadas (morango, amora, framboesa, mirtilo, cranberry, gojiberry, blueberry)
1 colher de sobremesa rasa de linhaça
1/3 de mamão papaia
1 colher de café de gérmen de trigo
1 maçã vermelha com casca pequena
200ml de água de coco
1 colher de café de mel

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes e tome sem coar (assim obtém também os benefícios das fibras).


OBS: O preparo do suco pode ser variado com água de coco ou iogurte desnatado natural.

Comentários

O que o pessoal comenta

Perfumes. Você sabe qual a diferença?

Perfume, Deo-Colônia, Eau de Toilete …. Você sabe qual a diferença? Os perfumes são feitos de óleos essenciais obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc, também são utilizados compostos químicos aromáticos. Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos. A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por 1 ano. Mas afinal, qual a diferença entre cada tipo? O que diferencia uma deo-colônia de uma perfume é simplesmente a concentração de essência da fórmula, tal concentração porém, determina o uso mais adequa

Os perfumes que agradam as mulheres

  Descubra quais os perfumes Masculinos que mais agradam as Mulheres. Nem todo solteiro tem vontade de continuar solteiro e sem ninguém para sempre, não é verdade? Pode ser que você não queira nada sério como um namoro, noivado ou casamento, mas, com certeza, pelo menos aquele rolo na balada tem de acontecer. Afinal ninguém é de ferro. E uma das coisas que com certeza ajudam nesses momentos, é estar com a barba bem feita, estar bem arrumado ( leia nossa matéria sobre as meias ), e, sobretudo com um bom perfume. Nessa hora muita gente fica enrolado. QUAIS OS PERFUMES QUE MAIS AGRADAM AS MULHERES???????. Gritam os homens enquanto estão à frente do espelho. Em uma recente pesquisa da Revista VOGUE, revelou quais são os perfumes que mais fazem sucesso com o sexo oposto, para que você possa fazer bonito quando sair para "azarar", ou arrasar.   Amigos,  espero que tenham curtido essas dicas, afinal se você pretende sair da solteirice, nada melhor

Melasma. Você sabe o que é?

MELASMA – SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTO. Manchas escuras e permanentes na face podem ser provocadas por alterações hormonais e exposição solar.   O MELASMA , também chamado de cloasma , é um tipo de mancha amarronzada que surge em áreas expostas ao sol, principalmente na face. O MELASMA  ocorre com mais frequência nas mulheres, especialmente nas de pele mais morena. Áreas como pescoço, colo e braços também podem ser acometidas. Apesar de não trazer consequências ao organismo. A autoestima pode ficar abalada, já que o MELASMA  pode provocar resultados devastadores sob o ponto de vista emocional e psicológico para seus portadores. O QUE CAUSA O MELASMA? A causa exata do MELASMA não é conhecida, mas há muitos fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver essas manchas no rosto, sendo predisposição genética, exposição solar e estímulo hormonal  são os principais. O que ocorre é que os melanócitos (células da pele responsáveis pela produção de melanina, substância qu